terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Instinto

Vir para o curso de Eng. do Ambiente foi quase como fechar os olhos e deixar cair o dedo sobre uma lista de opções, e por mero acaso cair sobre esta opção. Pelo menos à primeira vista era isso que se poderia pensar, principalmente se eu relatasse quais as voltas que dei até vir parar a este curso. Então como se explica o facto de eu o adorar, de me sentir realizada, de sentir a vontade de me entregar 100% ao mesmo, e de este ser um dos impulsionadores dos meus sonhos?!
É que se eu olhar para trás vejo que a semente da protecção do ambiente esteve sempre comigo, desde os meus primeiros anos de vida. Quando era ainda pequenina e mal andava, após comer qualquer coisa que fizesse migalhas eu, cuidadosa e meticulosamente, apanhava as migalhas uma por uma e comia-as, ou seja, desde pequena que sou contra o desperdício dos recursos. Mais tarde, com cerca de 4 anos, quando entrava no café apanhava todos os papeis que estavam no chão e colocava-os no lixo, houve até um dia que do alto dos meus 4 anos chamei à atenção de um senhor que atirou ou deixou cair um papelito no chão, ou seja, desde pequena que gosto de ver os resíduos no seu local respectivo. Também sei que uma das peças de teatro que vi no infantário nunca mais me saiu da cabeça e desde esse dia que sei de cor a politica dos 3 R's. Sei também, que a primeira vez que tive de pensar a sério qual o curso a seguir, Eng. do Ambiente passou-me pela cabeça, apesar de depois ter-me decidido por Geologia.
Por isso não acredito em coincidências, nem em tiros no escuro. Aprendi, ao longo destes 4 anos, que quando confio no meu instinto as coisas saem mais acertadas do que quando penso demasiado nelas. É por isso que "sem querer" vim parar a Eng. do Ambiente e é por isso também que me sinto como peixe dentro de água neste curso, assim como me sinto bem na instituição que escolhi para estudar. Mais uma vez a intuição levou-me ao local correcto, e é por isso que, mais uma vez, quando usei a razão para me afastar, me arrependi.

Confiar na intuição e largar a razão é pois o lema de hoje. No intimo de nós mesmos sabemos sempre a resposta correcta, aquela que junta a lógica com o coração e por isso aquela que nos vai deixar mais satisfeitos. A magia está em saber libertar o nosso instinto.

Sem comentários: